A produção do FECIM divulgou nesta sexta feira (08) os projetos audiovisuais selecionados para a Mostra TV da edição 2019. O evento acontecerá nos dia 19, 20 e 21 de dezembro no Teatro Neném Paiva, no Sítio Histórico de Muqui/ES. O 8º FECIM é uma realização da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Muqui e da Puri Produções. Apoio: Rede Gazeta.

Veja a lista completa:


1) “Proibido para Maiores”

Porto Alegre/RS – 2018

Direção: Felipe Lesbick

Categoria: Ficção

Duração: 26 minutos

Sinopse: Nina (Duda Meneghetti) é uma jovem de 17 anos que convive com a dúvida sobre seu futuro profissional pós-colégio e com a falta de sua mãe, falecida há três anos. No meio disso tudo, Nina e seus amigos, lidam com as mais variadas tarefas da vida escolar como provas, trabalhos em dupla, campeonatos esportivos, eleições estudantis e um diretor linha dura.

2) “Caçadores da Alma 2”

Rio de Janeiro/RJ – 2018

Direção: Silvio Tendler

Categoria: Documentário

Duração: 28 minutos

Sinopse: Com direção do premiado Silvio Tendler, a série Caçadores da Alma é uma abordagem da arte da fotografia, reconhecendo seus principais personagens: os fotógrafos e suas obras. Os diversos episódios apresentam temas que fazem parte da aventura da fotografia no século 21 e dos artistas que encontraram na imagem fixa sua linguagem maior de expressão. Caçadores da Alma confere a relevância da fotografia na construção de um olhar sobre o mundo e, sobretudo, na capacidade de ação e intervenção que ela detém sobre o próprio mundo. Entre os fotógrafos que estão no programa, nomes como Thomaz Farkas, Milton Guran, Walter Firmo, Evandro Teixeira e Custódio Coimbra. A série tem como origem o média-metragem homônimo, dirigido por Tendler no fim da década de 1980. SINOPSE DO EPISÓDIO ENVIADO: IDENTIDADE – A diversidade do ser humano: a foto que tem cor, cheiro, personalidade e identidade. Na troca de uma foto posada ou no flagrante das ruas, o trabalho dos que usam a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas.

3) “Prateleiras de um monstrutivista”

São Felix/BA – 2019

Direção: Emaxsuel Rodrigues

Categoria: Documentário

Duração: 11 minutos

Sinopse: Episódio piloto de uma série documental sobre bibliotecas. Neste episódio, tentamos realizar uma leitura sensível sobre o monstrutivista Lucio Agra, um professor e intelectual que guarda em suas prateleiras histórias, teorias e objetos relacionados ao universo de monstros.

4) “Até Provar que Não” – (1º episódio da série “Vidas em Samba-reggae”)

Salvador/BA – 2018

Direção: Lucas C. S. Portela

Categoria: Ficção

Duração: 16 minutos e 18 segundos

Sinopse: Em 06 de fevereiro de 2015, no Cabula, em Salvador-BA, 24 jovens negros do bairro foram alvejados a tiro pelas forças policiais do estado. Até provar que não, a mídia e a população já atribuíam às vítimas os piores julgamentos. Quando a professora universitária Lidiane Pontes presume que o seu marido, o médico Roberson Pontes, pode ter sido uma das vítimas, vai em busca da verdade, num dia que pode mudar completamente a sua vida.

5) “Jornal do Campo: Especial Cooperativismo”

Muqui, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá e São Gabriel da Palha – 2019

Direção: Cláudia Gregório

Categoria: Documentário

Duração: 26 minutos

Sinopse: O documentário faz parte das comemorações dos 40 anos do Jornal do Campo, da TV Gazeta, e mostra a importância e a força do cooperativismo para o desenvolvimento do Espírito Santo. Existem 29 cooperativas do ramo agro no estado, são quase 31 mil cooperados, de acordo com a OCB/ES. A equipe do Jornal do Campo viajou por nove dias, rodou mais de mil quilômetros para contar a história de vidas transformadas pela força dessa união. Foram contadas histórias de cinco cooperativas de norte a sul do estado: Muqui, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim e São Gabriel da Palha. Esse documentário, além de contar a história de​ssas cooperativas, discute temas como: o papel das mulheres na zona rural, sustentabilidade e os desafios de se manter o jovem no campo.

6) “O toque dos meus lábios te visita na penumbra da noite”

São Paulo/SP – 2019

Direção: Caio de Santis

Categoria: Ficção

Duração: 10 minutos

Sinopse: Cassandra e Érica investigam uma série de assassinatos ao mesmo tempo em que são coagidas pelo assassino. Nenhuma das vítimas possui relação entre si, exceto Érica, que namorou todas elas. 

7) “Quaresma”

São Paulo/SP – 2019

Direção: Adriano Gomez

Categoria: Ficção

Duração: 8 minutos

Sinopse: É noite de Quaresma em uma pequena vila rural. Tião, um velho roceiro local conta para sua filha um conto dos anos 70, sobre uma garota que foge de casa na noite de Quaresma para ir a uma festa.

8) “Nosso amor de hoje”

Goiânia/GO – 2019

Direção: Daniel Calil

Categoria: Ficação

Duração: 25:20

Sinopse: “Nosso Amor de Hoje” conta a história do casal Ana e Camilo, que se conhece em Goiânia, muda para São Paulo e vive os próximos 30 anos juntos. O processo democrático do país, desde 1984, serve como pano de fundo e metáfora à história do casal. Três épocas diferentes, entrecortadas, estruturam as linhas narrativas da série.

9) “Never”

Fortaleza/CE – 2019

Direção: Wallysson Campos e Vitor Soupé

Categoria: Ficção

Duração: 18min 34seg

Sinopse: A série acompanha a vida de Roberto, um telepata que preza por seu anonimato, e a de seu amigo Thomas. A rotina banal de ambos, resumida ao trabalho para quitar as contas mensais, transforma-se numa luta para permanecerem vivos após as ameaças de um agiota, conhecido como Capitão. Nessa jornada a dupla contará com o auxílio de Ingrid, uma advogada e amiga de longa data, trazendo a tona outras questões do passado de todos os envolvidos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *